Apresentamos a vocês o nosso Código de Conduta, que traz as orientações necessárias para o relacionamento que esperamos dos nossos colaboradores no exercício de suas atividades dentro e fora das instalações da Guindastes Brasil, buscando elevar a integridade e o senso de justiça.

Esperamos e solicitamos que esse Código seja seguido e divulgado sempre que houver necessidade, para que sejamos capazes de construir um ambiente de trabalho ético, colaborativo e de bons exemplos para os nossos clientes, parceiros, fornecedores e a sociedade de uma maneira geral.

Este Código se aplica a todos. Abrange qualquer funcionário independente do nível hierárquico, indo da alta direção até os cargos de níveis iniciais, portanto neste Código todos serão considerados “Colaboradores” de forma igualitária.

A Guindastes Brasil esta fortemente comprometida com os valores morais e atitudes favoráveis a construção de um ambiente de trabalho digno e ético.

Esperamos o mesmo de você!

A Guindastes Brasil estima um ambiente de trabalho onde os colaboradores possam exercer suas atividades de maneira justa e responsável, onde suas realizações profissionais sejam fruto de um trabalho prazeroso e dignificante.

Valorizamos relações baseadas em:

  • Respeito mútuo, através de um tratamento igualitário e sem discriminações;
  • Liderança através do exemplo, proporcionando um ambiente de trabalho sadio e tratamentos dignos;
  • Profissionais capacitados para exercer as atividades de modo eficaz e com as habilidades necessárias para o desempenho da função;
  • Igualdade de oportunidades nos processos seletivos e em promoções internas;

Nossos princípios também incluem:

  • Garantir aos nossos Colaboradores os direitos previstos na legislação brasileira (CLT) bem como os determinados em acordos, conselhos e/ou convenções coletivas;
  • Respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, a Convenção das Nações Unidas para eliminar todas as formas de discriminação contra as minorias e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Proibir a utilização do trabalho infantil (salvo o programa da lei de aprendizado para jovens a partir dos catorze anos) nas nossas dependências e incluindo parceiros e terceirizados;
  • Não utilizar ou apoiar a utilização de trabalho forçado ou compulsório, nem a retenção de qualquer tipo de documento de identificação, depósitos, salário ou qualquer parte dele, benefícios ou qualquer outra propriedade do profissional, como condição para que o mesmo se torne ou mantenha-se Colaborador da Empresa;
  • Desenvolver Plano Anual de Treinamento com temas abordando a saúde, segurança e meio ambiente no local de realização das atividades;
  • Fornecer Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos de acordo com a necessidade de cada função a fim de preservar a saúde e integridade física do colaborador;
  • Respeitar o direito dos Colaboradores de se filiarem-se ao sindicato, bem como negociar coletivamente suas reinvindicações, respeitando as limitações impostas pela legislação brasileira, ou seja, pode filiar-se ao sindicato de sua categoria profissional ou ao sindicato da categoria associada à Organização.
  • Não promover ou incentivar qualquer tipo de discriminação relacionada à etnia, nacionalidade, classe social, nascimento, religião, deficiência, gênero, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, orientação sexual, idade ou qualquer outra condição, seja na contratação, remuneração, promoção, acesso a treinamento, encerramento de contrato ou aposentadoria.
  • Não permitir qualquer tipo de assédio moral ou sexual, incluindo punição física, comportamento ameaçador ou abusivo;
  • Incentivar a comunicação de ideias, críticas e sugestão a fim de desenvolver um ambiente de trabalho baseado na melhoria contínua;
  • Garantir que em situações de risco grave ou risco de morte, os colaboradores tenham o direito de abandonar suas atividades imediatamente, comunicando ao superior hierárquico e seguindo o Plano de Emergência;

A Guindastes Brasil estima os Colaboradores que desempenham suas atividades de acordo com os princípios morais e éticos da organização, incentivando-os a:

  • Admitir suas falhas de maneira honesta e transparente;
  • Alertar os seus superiores sobre erros e equívocos o mais rápido possível, para que as medidas adequadas sejam tomadas;
  • Questionar e denunciar orientações que sejam contrárias a este Código;

É função da Guindastes Brasil proporcionar um ambiente de trabalho livre de intimidações, hostilidades ou abusos contra os Colaboradores, seja praticado por gerentes, encarregados, colegas ou pessoas de fora da Empresa. Entre os comportamentos de abuso estão àqueles considerados como ofensivos ao indivíduo ou grupos, tais como insinuações de conotação sexual, comentários maliciosos, sexistas ou racistas, piadas étnicas ou insultos religiosos.

Qualquer tratamento discriminatório ou abusivo a Colaboradores, fornecedores ou clientes que viole os valores da nossa Empresa ou a legislação aplicável estará sujeito a medidas disciplinares.

A Guindastes Brasil entende a importância da privacidade dos seus colaboradores, porém incentiva que mesmo fora da Organização, se utilize um comportamento de acordo com os princípios morais propostos, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e digna para todos. A diversidade é algo valorizado na Guindastes Brasil, pois a individualidade do ser humano é o que proporciona um ambiente de trabalho criativo e essencial para o desenvolvimento empresarial.

Assentando a primeira pedra para construção do Compliance, a diretoria da Guindastes Brasil, decidiu fazer a diferença em meio ao caos de corrupção existente na nossa sociedade, iniciando a busca por um programa que protegesse a organização das condutas inadequadas e refletisse  os princípios morais e éticos dos seus fundadores  de maneira íntegra e transparente. A liderança demonstra seu engajamento com o programa através das suas exigências ao cumprimento da legislação e dos requisitos das partes interessadas.  Percebemos essas atitudes através de:

  • Comprometimento e participação nos treinamentos relacionados ao Compliance a antissuborno;
  • Disponibilização de recursos adequados conforme necessidade;
  • Promoção de um ambiente de trabalho seguro, colaborativo, íntegro e transparente, valorizando sempre o capital humano.
  • Apoio integral e absoluto na investigação de práticas ilícitas ou confrontantes ao Código de Conduta, aplicando as medidas disciplinares aos envolvidos independente do seu nível hierárquico na organização.

No mundo corporativo o risco está associado a incerteza do atingimento de um objetivo. No Programa de Compliance buscamos  estruturar os riscos de cada atividade da empresa afim de mitigar, evitar ou assumir esses riscos.

Nosso CRA – Compliance Risk Assesment ( Análise de Riscos de Compliance) foram estruturados com base no perfil das nossas atividades com o objetivo de estarmos preparados para possíveis violações ou irregularidades, criando metodologias de controle para que determinadas ações não comprometam o Programa.

Os controles financeiros são um dos pontos mais críticos para o Programa de Compliance. As exigências do mundo cotidiano podem impulsionar o ser humano ao individualismo, buscando o constante poder através do aspecto econômico, onde a confiança é colocada a prova, ocultando a linha tênue entre o lícito e o ilícito.   O dinheiro pode comprometer a integridade do mais correto dos homens, e como quem o movimenta é o capital humano, buscamos as melhores formas de estabelecer medidas e controles contábeis para que nossos colaboradores não se sintam provocados ou tentados a atos que possam corromper a sua integridade moral e não comprometer toda organização, prevenindo as irregularidades fiscais e o suborno

Controles internos efetivos contribuem  para a redução do índice de fraudes, pois só o fato de serem  conhecidos pela organização já as inibe.  A estrutura do Compliance precisa no exercício de sua missão, estar atenta  e ter a sua disposição  ferramentas que auxiliem na prevenção ou detecção de desvios.

Após o recebimento das informações seja pelo Canal de Denúncias ou através de auditorias a intervalos planejados, resultados de análise crítica ou indicadores de desempenho, será iniciado um processo de coleta de dados com o objetivo de se aprofundar nos fatos e avaliar se existe algum tipo de transgressão ao nosso Programa de Compliance.

Nosso procedimento consiste em uma investigação das denúncias,  apurando a real situação do ocorrido para que se tenha uma conclusão justa e transparente para que as medidas cabíveis sejam tomadas baseada na gravidade dos fatos.

O Código de Conduta descreve o comportamento e o perfil esperado pelos profissionais da Guindastes Brasil.

O descumprimento dos seus requisitos está sujeito a aplicação de sanções conforme descrito no Procedimento de Medidas Disciplinares, que vão desde  advertências verbais, escritas, suspensão até o  desligamento contratual conforme regimento interno.

Este procedimento entra como um reforço no momento de criar um comportamento baseado nos valores morais da organização, comunicando a todos o  valor do Programa de Compliance e que em caso de violações haverá consequências.

Classificamos como administração pública qualquer órgão que realize atividades nos âmbitos legislativos, executivos ou judiciários.

Nossos Colaboradores devem agir com os mais altos padrões éticos em qualquer interação com esse meio. Dessa forma, todos os Colaboradores devem cumprir as normas relacionadas à corrupção, especificamente, os crimes contra a Administração Pública brasileira e estrangeira dispostos no Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940), os crimes de corrupção previstos na Lei de Licitações (Lei nº 8666/93), as infrações previstas na Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013).

Proibimos em qualquer hipótese dar, prometer, oferecer ou receber direta ou indiretamente vantagens indevidas a qualquer agente público ou pessoa física ou jurídica relacionados a ele. Vantagem indevida é classificada como qualquer beneficio, seja ele baseado em dinheiro, informações, presentes que sirvam para influenciar a decisão de um agente público.

Não toleramos a obtenção de vantagens indevidas, de modo fraudulento, relacionados a processos de licitação ou durante a execução de contratos associados ao poder público. São proibidos também os pagamentos de facilitação, assim como o oferecimento de vantagens na aquisição de licenças e regulamentações.

Mais informações estão disponíveis no Procedimento de Relacionamento com Administração Pública.

Nossos Colaboradores tem o dever de preservar e proteger os bens da Guindastes Brasil e dos seus clientes. Esperamos uma atitude responsável e não permitimos o uso dos bens da organização para fins pessoais ou para qualquer finalidade ilegal e antiética.

Consideramos como recursos e ativos da Guindastes Brasil os seguintes itens: instalações, softwares, veículos, equipamentos, sistemas, materiais de escritórios, ferramentas, combustíveis e seus derivados sejam eles alugados ou próprios.

O horário de trabalho deve ser dedicado exclusivamente a atividades profissionais, utilizado com responsabilidade e dedicação conforme as atribuições de cada Colaborador e os terceirizados quando aplicável.

É vedada a utilização dos computadores da Guindastes Brasil, assim como sua rede wifi para fins pessoais no horário de expediente. Em nenhuma hipótese a rede e os equipamentos da organização podem ser utilizados para atividades ilegais ou antiéticas como jogos de azar, pornografia e afins.

Não é permitida a utilização dos equipamentos da organização para formação de renda pessoal complementar ou para enviar e receber informações privilegiadas.

Em caso de roubo, furto ou fraude envolvendo bens tangíveis ou intangíveis da Guindastes Brasil, o Colaborador deve imediatamente comunicar aos seus superiores para que as devidas medidas sejam tomadas. Sendo o colaborador responsável por algum desses atos, o mesmo estará sujeito a medidas disciplinares e judiciárias.

Ao termino do contrato de trabalho ou desligamento do colaborador, todos os materiais cedidos devem ser devolvidos em condições adequadas de uso e conservação.

É de suma importância para o sucesso de uma organização a preservação das informações consideradas sigilosas. Os assuntos relacionados a Guindastes Brasil só poderão ser divulgados após autorização prévia. O Colaborador deve obedecer as seguintes condutas:

  • Manter a confidencialidade das senhas de acesso à rede;
  • Não emprestar o login de acesso ao sistema ou rede interna;
  • Não compartilhar informações estratégicas com terceirizados que não estejam envolvidos no processo;
  • Manter um comportamento discreto ao falar de assuntos estratégicos em locais públicos, analisando se o local e o momento são apropriados;

Documentos e registros da empresa devem ser arquivados e descartados conforme processos internos. Esta conduta é esperada mesmo após o fim do contrato empregatício, as informações devem ser protegidas do público em geral, incluindo parentes, amigos e familiares.

A Guindastes Brasil apoia e respeita a liberdade de expressão de cada Colaborador, mantendo uma relação transparente com os veículos de comunicação.

A fim de evitar o vazamento de informações confidenciais ou possíveis falhas de comunicação, apenas pessoas formalmente indicadas pela diretoria estão autorizadas a falar publicamente em nome da Guindastes Brasil.

Cada Colaborador é responsável pelo conteúdo que divulga nas redes sociais. Compreendemos que está é a forma de expressar e manifestar seus sentimentos e opiniões sobre diversos assuntos, porém esperamos dos nossos colaboradores que seu comportamento seja adequado aos princípios e valores da Guindastes Brasil, tanto no mundo real como no virtual. Estejam atentos as seguintes questões:

  • Não emitir juízo de valor ou opiniões sobre a Empresa, Colaboradores, parceiros, clientes ou concorrentes;
  • Não divulgar informações que não sejam de domínio público;

A Guindastes Brasil respeita a individualidade de cada colaborador, incluindo suas posições políticas e práticas religiosas, porém o mesmo deve se atentar as seguintes restrições:

  • Não fazer uso dos equipamentos ou instalações da Guindastes Brasil para realizar campanhas políticas partidárias;
  • O cargo que o Colaborador ocupa não poderá ser utilizado para apoiar campanhas políticas ou instituições religiosas;
  • As atividades religiosas ou políticas não devem agregar e nem desfavorecer as atividades ou avaliação de desempenho do Colaborador.
  • As atividades políticas não devem ser realizadas dentro da Empresa, como por exemplo: Panfletagem.

Para a Guindastes Brasil, o conflito de interesses ocorre quando um Colaborador tem interesses conflitantes em relação aos da empresa. Ocorre principalmente nas questões econômicas, onde uma das partes tende a ganhar lucro, enquanto a outra sai no prejuízo. O Colaborador não poderá utilizar os bens, recursos e informações da Empresa para obter vantagens ou ganhos financeiros para si ou para terceiros.

A contratação de familiares de Colaboradores deverá obedecer aos seguintes critérios:

  • Só poderão atuar sem condição de subordinação direta, e mesmo nesse caso, ter aprovação da diretoria da Guindaste Brasil;
  • Não deverão trabalhar no mesmo setor;
  • Relações comerciais com fornecedores, parceiros e clientes que possuam relação familiar com Colaborador da Guindastes Brasil deverão ser informadas à diretoria para que o mesmo realize aprovação;
  • Colaboradores da Guindastes Brasil que tenham familiares como  fornecedores, clientes e parceiros não poderão realizar a gestão do contratos entre os mesmos.

Para o nosso Código, familiares incluem o cônjuge ou companheiro, parente por consanguinidade (pais, irmãos, tios, sobrinhos e primos) até o terceiro grau ou por afinidade.

Não é permitido o relacionamento afetivo entre Colaboradores com relação de subordinação direta entre os envolvidos.

O Colaborador deve ter o cuidado na realização de atividades paralelas na organização sejam elas remuneradas ou não, fora da sua jornada de trabalho para que não impactem negativamente no seu desenvolvimento profissional na Guindastes Brasil, observando os seguintes aspectos:

  • Não utilizar recursos ou ativos da organização para atividades terceirizadas;
  • Não realizar atividades paralelas dentro da jornada de trabalho;
  • Colaboradores não devem participar da gestão ou conselhos de administração de empresas concorrentes;
  • A utilização de informações internas em palestras ou workshops deve ser previamente autorizada pela Diretoria;

A Guindastes Brasil tem a consciência de que o apoio a comunidade através de projetos sociais e culturais são instrumentos para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária para todos. Contribui para execução e manutenção dessas atividades com recursos financeiros, materiais e mão de obra sempre de acordo com os requisitos regulatórios e estatutários.

As doações e patrocínios jamais devem ser realizadas com o objetivo de se obter qualquer vantagem indevida para Guindastes Brasil ou seus terceiros, assim a como esta vetada a promoção de pessoa física associada a partidos políticos ou associações religiosas.

Com a autorização da direção da empresa para a realização das doações ou patrocínios, é obrigatório o preenchimento interno do Formulário de Doação/Patrocínio com o objetivo de evidenciar o direcionamento dos recursos disponibilizados pela Guindastes Brasil, assim como a idoneidade da entidade beneficiada. A avaliação também engloba os aspectos relacionados ao Compliance, analisando a entidade beneficiada já esteve envolvida em casos de corrupção, fraude ou tem relação com agentes públicos.

No mundo corporativo é comum o oferecimento de brindes e hospitalidade para se estreitar parcerias ou iniciar um novo negócio. Tal prática é permita pela Guindastes Brasil, desde que esteja realmente atrelada a propósitos comerciais e não exija nenhum tipo de retribuição ou contraprestação.

Nosso entendimento se baseia em:

  • Brindes: Qualquer objeto sem valor comercial distribuído como cortesia, propaganda, ação promocional como, por exemplo: canetas, cadernos, agendar, copos e etc.
  • Presente: Objetos de uso pessoal que tenham valor comercial. Por exemplo: bebidas, aparelhos eletrônicos, ingressos e etc.
  • Hospitalidade: Inclui despesas como pagamentos de viagens, alimentação, hospedagem, transporte entre outras. Por exemplo; Convite para eventos promovidos, apresentação de serviços e etc.

Brinde, Presentes e Hospitalidade no âmbito privado:

  • Brindes e Presentes poderão ser oferecidos e recebidos desde que o valor não ultrapasse a quantia de R$ 200,00.
  • Hospitalidades com propósito comercial comprovado poderão ser oferecidas e recebidas desde que as despesas com transporte, alimentação e hospedagem possuam valores dentro do bom senso, passando pela aprovação do Diretor.

Brindes, Presentes e Hospitalidade no âmbito público:

  • Brindes e Presentes poderão ser oferecidos e recebidos desde que o seu valor não ultrapasse o limite de R$ 100,00.
  • Hospitalidades com propósito comercial comprovado poderão ser oferecidas e recebidas desde que as despesas com transporte, alimentação e hospedagem possuam valores dentro do bom senso, passando pela aprovação do Departamento de Compliance.

Os Colaboradores da Guindastes Brasil sob nenhuma circunstância deverão oferecer ou receber propina em troca de favores ou privilégios. Caso um Colaborador receba algum tipo de brinde, presente ou hospitalidade que viole este código, o mesmo deverá informar imediatamente a sua Direção ou estará sujeito a medidas disciplinares conforme o Programa de Compliance.

Ou seja, ao receber ou oferecer algum desses itens, o Colaborador, por exemplo, não deverá retribuir ou ser retribuído seja com favores, dinheiro, privilégios, informações sigilosas, ou qualquer outra forma de retribuição.

Refeições

As refeições de negócios devem sempre ter um propósito comercial legítimo e nunca deverão gerar uma obrigação ou expectativa de retribuição de nenhuma das partes, estando limitadas aos critérios estabelecidos nas normas internas da Empresa.

  • Somente pessoas autorizadas pela Diretoria poderão realizar/participar de refeições de negócios, sempre de acordo com os princípios desse código;
  • As refeições devem respeitar o limite de R$ 200,00 (duzentos reais) por pessoa;
  • O Colaborador deverá pagar a refeição e solicitar reembolso levando os comprovantes fiscais;
  • Em caso de refeições com fornecedores ou potenciais fornecedores, cada parte deverá arcar com suas despesas.

Mais informações estão disponíveis no Procedimento de Brindes, Presentes e Hospitalidade

A Guindastes Brasil visa à promoção e manutenção da integridade física, mental e social de todos os seus colaboradores e preservação do meio ambiente através da atuação do seu setor de QSMS.

A Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente devem ser entendidos por toda a empresa como uma atividade integrada aos processos de trabalho, sobretudo como um Valor.

Todos os colaboradores são responsáveis por promover a qualidade, segurança no trabalho e a preservação do meio ambiente, comunicando riscos, acidentes, condições inadequadas de trabalho, doenças relacionadas ao trabalho, impactos ambientais, entre outros fatores de interesse para o desenvolvimento seguro das nossas atividades.

Nossos colaboradores e visitantes deverão seguir os seguintes princípios:

  • Relatar os acidentes e os incidentes de trabalho que venham a ocorrer nas dependências da Empresa ou a seu serviço, com Colaboradores, terceirizados, parceiros ou prestadores de serviços;
  • Manter a organização e o asseio nos postos de trabalho;
  • Fazer uso dos EPI’s de forma correta, conforme necessidade da atividade e incentivar os outros colaboradores a usarem também;
  • Não guardar, consumir, ou permanecer sob o efeito de quaisquer tipos de entorpecentes e/ou bebidas alcoólicas nas dependências da Empresa ou a serviço;
  • O porte de armas só é permitido aos profissionais habilitados e autorizados conforme a legislação vigente;

É de responsabilidade de cada Colaborador cumprir os requisitos apresentados neste Código. Pensar antes, agir e atuar conforme os padrões éticos e valores morais apresentados por ele. Em caso de dúvidas relacionadas à conduta, o Colaborador deve sempre consultar este Código e em caso de ameaças ou represálias, deverá denunciar no nosso canal de denúncias.

A Guindastes Brasil reserva-se o direito de controlar e monitorar os meios de comunicação disponibilizados pela mesma, assim como acessar qualquer arquivo que faça parte deste conjunto. O monitoramento poderá ser realizado em sistemas, acesso a internet, e-mail corporativo, smartphones, tablets e qualquer elemento que faça parte da propriedade interna.

O e-mail, telefone e smartphone corporativo são ferramenta de trabalho e propriedade da Guindastes Brasil. Utilize-os com responsabilidade e não envie mensagens inadequadas, ofensivas, obscenas, nem sobre correntes ou pirâmides e não aborde qualquer assunto que seja contra os valores éticos e morais  apresentados neste Código.

Qualquer falha no cumprimento dos termos deste Código resultará na aplicação de medidas disciplinares de advertência, suspensão disciplinar, desligamento contratual por justa causa, conforme previsto no Procedimento de Medidas Disciplinares da Empresa, além de eventuais implicações judiciais.

Em caso de dúvida referente a comportamentos e condutas, os Colaboradores deverão entrar em contato com o Setor de Compliance. Além disso, Colaboradores e terceiros devem reportar, por meio do Canal de Ética, quaisquer condutas que violem o presente Código e/ou legislação aplicável. Trata-se de um canal confidencial que poderá ser acessado através do website: www.guindastesbrasil.com.br/compliance/ ou do telefone divulgado ao final deste Código. Este número de telefone também estará disponível em nosso site, murais e meios de comunicação. Qualquer violação ou suspeita de violação às regras desta Política deverão ser reportadas por meio do Canal de Denúncias.

A gestão deste Canal é realizada de forma independente, passando por auditorias a intervalos planejados por pessoal capacitado, mantendo a confidencialidade das informações obtidas.

Fica garantido aos Colaboradores que em nenhuma hipótese será revelada a autoria da comunicação, sendo-lhe assegurados total confidencialidade e sigilo, tanto de identidade quanto do conteúdo da comunicação formalizada através do Canal de Denúncias. Caso não queira se identificar, garantimos seu anonimato.

Quando sentir dúvidas em relação a respeito de uma ação ou decisão, reflita e responda mentalmente:

  • Esta ação me deixa desconfortável?
  • Esta de acordo com o Código de Conduta?
  • Poderá causar impacto na reputação da empresa?
  • Prejudicará outras pessoas?
  • Eu gostaria de ser tratado dessa forma?
  • É algo que eu contaria aos meus filhos?
  • É algo que me deixa preocupado ou tira meu sono?
  • Me sinto orgulhoso dessa ação?
  • Se a Empresa fosse minha, eu gostaria que o Colaborador tivesse tal atitude?
  • O que a minha mãe acharia do meu comportamento?

Um recado aos nossos líderes:

Você precisa ser um exemplo de comportamento ético para todos os Colaboradores

Reconheça os méritos de cada pessoa e propicie igualdade de desenvolvimento profissional segundo o valor e a contribuição de cada Colaborador. Não admitimos que decisões referentes à carreira profissional dos Colaboradores se baseiem somente em relações pessoais. Certifique-se de que a sua equipe receba treinamento contínuo e adequado, além de informações atualizadas sobre as políticas da Guindastes Brasil.

O nosso sucesso depende de você!