Seja muito bem vindo ao Programa de Compliance da Guindastes Brasil.  Aqui você irá encontrar todas as informações referentes às nossas práticas de governança corporativa e quais são os comportamentos esperados dos nossos funcionários, parceiros e partes interessadas. Com o objetivo de desenvolver um relacionamento transparente e baseados nos princípios morais da nossa sociedade, buscamos negociações justas e total atendimento aos requisitos legais aplicáveis aos nossos processos.

A palavra Compliance vem do inglês “To comply with”, que em português significa “agir de acordo com”, ou seja, agir de acordo com as leis e regulamentos internos e externos a organização de uma forma geral. Cada vez mais o Compliance busca a consonância com os princípios da empresa, alcançando a ética, a moral, a transparência, e a honestidade, não só na condução dos negócios  mas em todas as atitudes das pessoas.

Obedecer a esses princípios é o que se chama de ser “compliant”. Já o contrário, expõe a  empresa e os seus colaboradores a riscos que vão desde a aplicação de multas e penalidades até a perda de imagem. Para as pessoas, além de efeitos negativos a sua imagem e ser humano, há os riscos relacionados às sanções aplicáveis: medidas disciplinares, demissões, multas e até prisão.

Dentro desse cenário surge o Programa de Compliance, com o objetivo de abranger o sentimento de justiça dentro da empresa, guiando a mesma a executar suas atividades de acordo com os valores morais e éticos, em concórdia com a legislação aplicável.  Para isso criamos atividades de prevenção, regras, códigos internos e o monitoramento adequado.

A Guindastes Brasil possui um comitê de Compliance composto por um time multidisciplinar , que surge como um catalisador  na inclusão dos processos e controles que mitigarão os riscos identificados.  Esse comitê conta com total acesso e apoio da Direção na apresentação dos casos de violação do Programa de Compliance.

Este departamento possui autoridade e  independência para conduzir o Programa de maneira eficaz, realizando o monitoramento e a melhoria contínua das práticas internas, baseadas na ética e nos valores morais.

Sua atuação é constante, com a visão da necessidade de estar próximo aos funcionários e acolhê-los, protegendo-os contra a possibilidade de cometerem atos que possam comprometer a sua reputação e imagem da Empresa.

Assentando a primeira pedra para construção do Compliance, a diretoria da Guindastes Brasil, decidiu fazer a diferença em meio ao caos de corrupção existente na nossa sociedade, iniciando a busca por um programa que protegesse a organização das condutas inadequadas e refletisse  os princípios morais e éticos dos seus fundadores  de maneira íntegra e transparente. A liderança demonstra seu engajamento com o programa através das suas exigências ao cumprimento da legislação e dos requisitos das partes interessadas.  Percebemos essas atitudes através de:

  • Comprometimento e participação nos treinamentos relacionados ao Compliance a antissuborno;
  • Disponibilização de recursos adequados conforme necessidade;
  • Promoção de um ambiente de trabalho seguro, colaborativo, íntegro e transparente, valorizando sempre o capital humano.
  • Apoio integral e absoluto na investigação de práticas ilícitas ou confrontantes ao Código de Conduta, aplicando as medidas disciplinares aos envolvidos independente do seu nível hierárquico na organização.

No mundo corporativo o risco está associado a incerteza do atingimento de um objetivo. No Programa de Compliance buscamos  estruturar os riscos de cada atividade da empresa afim de mitigar, evitar ou assumir esses riscos.

Nosso CRA – Compliance Risk Assesment ( Análise de Riscos de Compliance) foram estruturados com base no perfil das nossas atividades com o objetivo de estarmos preparados para possíveis violações ou irregularidades, criando metodologias de controle para que determinadas ações não comprometam o Programa.

Os controles financeiros são um dos pontos mais críticos para o Programa de Compliance. As exigências do mundo cotidiano podem impulsionar o ser humano ao individualismo, buscando o constante poder através do aspecto econômico, onde a confiança é colocada a prova, ocultando a linha tênue entre o lícito e o ilícito.   O dinheiro pode comprometer a integridade do mais correto dos homens, e como quem o movimenta é o capital humano, buscamos as melhores formas de estabelecer medidas e controles contábeis para que nossos colaboradores não se sintam provocados ou tentados a atos que possam corromper a sua integridade moral e não comprometer toda organização, prevenindo as irregularidades fiscais e o suborno

Controles internos efetivos contribuem  para a redução do índice de fraudes, pois só o fato de serem  conhecidos pela organização já as inibe.  A estrutura do Compliance precisa no exercício de sua missão, estar atenta  e ter a sua disposição  ferramentas que auxiliem na prevenção ou detecção de desvios.

Após o recebimento das informações seja pelo Canal de Denúncias ou através de auditorias a intervalos planejados, resultados de análise crítica ou indicadores de desempenho, será iniciado um processo de coleta de dados com o objetivo de se aprofundar nos fatos e avaliar se existe algum tipo de transgressão ao nosso Programa de Compliance.

Nosso procedimento consiste em uma investigação das denúncias,  apurando a real situação do ocorrido para que se tenha uma conclusão justa e transparente para que as medidas cabíveis sejam tomadas baseada na gravidade dos fatos.

O Código de Conduta descreve o comportamento e o perfil esperado pelos profissionais da Guindastes Brasil.

O descumprimento dos seus requisitos está sujeito a aplicação de sanções conforme descrito no Procedimento de Medidas Disciplinares, que vão desde  advertências verbais, escritas, suspensão até o  desligamento contratual conforme regimento interno.

Este procedimento entra como um reforço no momento de criar um comportamento baseado nos valores morais da organização, comunicando a todos o  valor do Programa de Compliance e que em caso de violações haverá consequências.

POLÍTICA DE COMPLIANCE E ANTISSUBORNO

A MUNCKS E REBOQUES assume com a sua Política prestar serviços de: locação, operação, manutenção de máquinas e equipamentos para movimentação e transporte de cargas e pessoas, navegação de apoio marítimo e portuário, afretamento de embarcações.

Tem como objetivo apresentar as ações de Compliance e Antissuborno através dos seguintes pilares:

  • Promover um ambiente de trabalho íntegro e transparente executando suas atividades de acordo com os valores morais e éticos, em concórdia com a legislação aplicável.
  • Atender a legislação, o Código de Conduta e outros requisitos aplicáveis, comprometendo-se a satisfazer os requisitos do sistema de gestão de Compliance e Antissuborno;
  • Proibir o suborno, pagamentos de facilitação, recebimento e envio de informações privilegiadas e a quebra de qualquer um dos itens descritos no Código de Conduta e nesta politica.
  • Assegurar a autoridade, independência e autonomia do Compliance Officer e dos seus designados na promoção do Programa de Compliance e nas investigações referente a desvios de Conduta.
  • Encorajar o levantamento de preocupações e denúncias com base na boa fé ou em uma razoável convicção na confiança, de forma anônima ou não, sem temer nenhum tipo de represália ou perseguição;
  • Atuar com eficácia e rigidez nas medidas de controle e retificação dos temas relacionados ao Programa de Compliance, aplicando sanções disciplinares sem discriminação, conforme necessidade;
  • Promover a comunicação apropriada das questões de Compliance e Antissuborno aos colaboradores, clientes, parceiros e partes interessadas;

Comprometer-se com a melhoria contínua do sistema de gestão de Compliance e Antissuborno visando o desenvolvimento dos processos em busca da excelência;

COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO

Todo programa precisa da adesão dos envolvidos para ter sucesso em seu objetivo, dessa forma a comunicação e capacitação assumem papéis cruciais no Programa de Compliance.

A comunicação desempenha a função de disseminar a informação, contribuindo no convencimento geral devido as inevitáveis mudanças de hábitos e estabelecimento de novos conceitos e tradições.

Todos os nossos colaboradores receberam uma cópia do nosso Código de Conduta, este também encontra-se  disponível em nosso site para todas as nossas partes interessadas no intuito de manter todos cientes do comportamento esperado pela Guindastes Brasil.

Desenvolvemos um Plano de Comunicação e Treinamento com o objetivo de manter todos os nossos Colaboradores informados sobre o andamento dos processos de Compliance e reforçar uma cultura ética nas práticas organizacionais.

Neste Plano são abordados de forma sistemática as revisões do Código de Conduta, a importância da utilização do Canal de Denúncias,  procedimentos e processos de integridade e atividades motivacionais relacionadas ao tema.

O nosso site é mais uma ferramenta de suporte a disseminação da cultura de Compliance, disponibilizando para todos os interessados o nosso Programa e ações para desenvolve-lo.